O que é o jogo Star Citizen

Porque Star Citizen será maior que Elite Dangerous, Dual Universe, No Man’s Sky e acolherá todos esses gostos? Vejam os motivos:

starcitizen-preview_procedual_002-pcgh

Star Citizen é um simulador espacial composto de vários módulos que trabalharão em conjunto. E mais, a ideia é nunca ter telas de transição dando a impressão do universo único no jogo. Será um universo composto por 100 sistemas solares com milhares de planetas, luas e regiões desconhecidas.

Não se assuste ao pilotar sua primeira nave em Star Citizen, a sensação é mesmo de estar voando. Simulação mais realista que Elite Dangerous e de muitos outros jogos.

No módulo social você tem a integração da sociedade composta por humanos e NPCs com inteligência artificial autônoma, ou seja, os NPCs tomarão decisões por conta própria dependendo da sua natureza. Nem mesmo a empresa saberá o que pode acontecer. Existem várias raças alienígenas, a saber, Vanduul, Xi’An, Banu, Tvarin, Kr’Thak.

Haverá morte permanente do seu personagem e de NPCs. Caso um NPC seja assassinado em uma missão, ele nunca mais será visto. As missões serão mais realistas. Já um ser humano, caso não seja possível revive-lo depois de tantas mortes, o mesmo desaparecerá e você terá que fazer outro personagem. A cada morte, próteses e cicatrizes aparecerão no seu personagem.

O comércio será controlado pelos humanos e NPCs e valerá a lei da oferta e demanda. O interessante é que, ao observar vários NPCs numa rota específica, indo vender ouro em um determinado planeta, você terá certeza que há falta de ouro naquela região. O servidor não irá fazer brotar mercadorias do “nada”, se você não atender o mercado, os NPCs irão trabalhar, e você verá eles trabalhando com suas naves visualmente.

Você comprará itens em lojas espalhadas pelo universo, e não será num formulário de compra. Você vai até a base ou planeta, vai descer da nave e encontrar a loja. Em seguida vai entrar e experimentar ou comprar o item, a simulação é ao extremo.

Caso seja uma palhete de mercadorias, será necessário um carrinho para carregar até sua nave pois será pesado para uma pessoa. Aí que entra as várias profissões no jogo. Quando o jogo ser lançado, e caso você não tiver uma nave, deverá trabalhar nas diversas profissões até conseguir dinheiro suficiente para ter seu hangar e nave. A localidade do seu hangar será fixo no universo. Há muitas profissões como assistente de naves de guerra, pesquisa, combate, abastecedor de naves, reparo de naves.

E falando em reparo de naves, há uma mecânica bem complexa aqui, pois se sua nave sofrer um dano no lado esquerdo, você terá que reparar com um equipamento indo até a lataria externa. No jogo, terão navios específicos para reparar naves menores e que também oferecerão empregos.

Haverá profissões de pesquisa e de notícias. Os pesquisadores explorarão o universo com naves específicas criando e descobrindo novas tecnologias e vendendo essa informação. Cultivará plantas exóticas que necessitem de um tipo específico de atmosfera ou radiação.

Na profissão de notícias você pesquisará informações privilegiadas para vender isso no mercado, aí incluem tudo, regiões de mineração, pessoas procuradas, tecnologias novas, etc..

Há profissões de transporte de pessoas a qual não é somente transportar as mesmas num menor tempo. Todo conjunto, categoria da nave, conforto dos passageiros, ter aeromoças e serviços extras garantirão a sua licença para transportar. Você verá eles trabalhando dentro da sua nave.

O módulo de primeira pessoa oferecerá combates, missões de pesquisa e outros serviços nos planetas, e em gravidade zero. As florestas e desertos de Star Citizen proporcionarão muitas missões e coisas para se fazer, mesmo se você não ter uma nave. Você poderá caçar e cultivar plantas exóticas, ou animais, capturar alienígenas e comercializar isso.

A profissão de mineração de Star Citizen é integrada a todo o sistema de comércio e pesquisa. Além dos equipamentos e naves específicas para minerar, você terá que ter muita habilidade para encontrar uma região com metais específicos e ter muito cuidado ao extraí-los. Um passo errado e tudo explode. Com os materiais extraídos você poderá fabricar insumos de naves ou vender no mercado.

As missões de Star Citizen serão calculados com uma inteligência artificial única, tudo para não dar aquele impressão de que as coisas se repetem mas simular um universo conectado.

Em cada planeta ou região do universo há uma história diferente, e para proporcionar isso não será usado somente a tecnologia procedural para gerar os ambientes, mas vários planetas estão sendo desenhados à mão. Star Citizen é considerado um simulador porque a atmosfera dos planetas, luas, rotação do planeta e sistemas solares, gravidade, efeito da atmosfera e gravidade nos corpos, nave, etc, tudo isso é feito através do conhecimento adquirido pelo homem sobre a física e está sendo implantado no jogo.

A mecânica para suportar tudo isso nos servidores é gigantesca e é algo muito mais complexo e difícil do que belos gráficos. Não é à toa que eu considero Star Citizen um projeto visionário e, à qual já alcançou maiores resultados do que jogos do mesmo gênero de ficção como Elite Dangerous, Dual Universe, No Man’s Sky.

Muita gente considera Star Citizen um jogo caro e pesado para os computadores, mas a cada versão os requisitos para participar da versão alpha mudam, pois o jogo está em constante modificação e otimização. E sobre o preço, eu pessoalmente considero Star Citizen mais barato do que Elite Dangerous, Dual Universe.

Star Citizen terá uma forma de financiamento por venda de naves no início, mas após o lançamento, isso não será mais possível. No lugar terá um sistema de seguro para as naves e venda de créditos do jogo. O seguro será bem barato e dependerá de qual nave você tem. Não se engane pelo fato de você comprar dinheiro do jogo, muitas naves só serão adquiridas através de missões ou achadas aleatoriamente no espaço e reparadas.

Elite Dangerous oferece DLCs a cada grande mudança no jogo. Eu comprei Elite achando que meu personagem iria algum dia sair da nave, mas descobri que terei que comprar outras DLCs.

Já Dual Universe utiliza o método de mensalidade. São 18 euros por mês quando o jogo ser lançado. É claro que tem a versão de teste, mas no final eu terei que pagar esse valor exorbitante (Moro no Brasil).

Hoje para participar da versão alpha de Star Citizen você desembolsa 45 dólares mas quando o jogo for lançado, você não irá precisar comprar uma nave. Apenas o pacote básico sem nave será o suficiente para você entrar no Universo de Star Citizen.

Sou aficionada por exploração e combate espacial. Star Citizen está nos dando esse sonho.